sobre o blog

Filmes: Adaptados ou Baseados, será que dá?

Oi oi querida leitora! Uma coisa que amo fazer é ler, seja livros, mangas ou historias em quadrinhos. Eu amo porque me perco em meus próprios pensamentos, você consegue viajar imaginando como seria se a cena ganhasse vida. Mas existe uma coisa que me deixa brava (ou deixava) é quando decidem adaptar ou basear as historias para os filmes ou series, e nada acaba ficando igual.

Quando você le um livro você se conecta com tudo, com os personagens, as cenas, a historia em si. Quer coisa pior que ir ao cinema e descobrir que tudo foi mudado? Gente, eu odiava ver as historias sendo contadas de outra forma, cenas importantes modificadas, os personagens com outras personalidades. Aaaaargh!

Depois de perde muito a paciência e desistir de muitos filmes e series, resolvi procurar o porque essas diferenças de roteiro e original (livros) acontecem.

Adaptação

adaptar significa transpor, ou seja é contar a mesma historia de maneira diferente. As adaptações são as que chegam mais perto do original mas de uma forma não tão completa. Isso significa que nem todos os elementos do original serão aplicadas, e somente os elementos importantes serão encaixados no roteiro final. Sabe aquele momento no filme que você pensa “Isso não acontece no livro” ou “Não colocaram tal parte da historia”? Então, é porque certas coisas  não pode ser incluídas ou acabam sendo alteradas para que a obra seja viável. Muitos fatores contribuem para isso, como publico alvo, época (do livro e filme), expressões e etc.

Algumas adaptações acabam nos surpreendo fazendo com que o publico aceite de uma forma excelente. Eu amo quando uma adaptação dá certo, e acabo assistindo de novo e de novo ate enjoar, (risos). Sim eu sou dessas, quem nunca?

Uma das minhas adaptações favoritas é Romeu e Julieta ( EUA 1996) A OUSADIA de Baz Luhrman em contar a historia de uma maneira mais atual para época torna a adaptação SO FUCK. Sorry! O filme buscou adequar a Verona dos amantes Romeu e Julieta em um periodo totalmente diferente do contexto da peça original Shakesperiana. A mais vamos ser sinceros né? Leonardo diCaprio lindo do jeito que é, seria impossível não amar o filme.

Inspirado 

Os filmes inspirados passam longe da historia original contadas nos livros. Isso porque o livro só serviu para dar inspiração ao roteiro escrito para o filme, ou seja, se o livro conta a historia de Edward Cullen e Bella Swan e um diretor de cinema decidir gravar sobre amor sobrenatural rs, o roteiro sera inspirado basicamente no sentimento.

Baseado 

Um filme baseado em um livro, peça, anime ou game não é de forma alguma fiel ao original. Apenas a base do roteiro faz referencia a sua origem, porem no contexto final, é algo totalmente novo. Ou seja, os personagens, o local e a historia em si é contada de uma maneira diferente, deixando é claro os fãs dos livros um pouco ou muito irritados.

O que acontece bastante é que normalmente as pessoas nem sabem que alguns filmes são baseados em obras ja existentes, devido a tamanha diferença, mas isso não significa que um é melhor que outro.

Maze Runner é um desses filmes,  eu acabei engolindo o livro (figurativamente). Você quer tanto que eles se salvem que acaba lendo rápido demais, é como se o tempo parasse. Porém quando assisti ao filme fiquei “hã? Não, pera isso não acontece”. Definitivamente fiquei bastante chateada pela obra não seguir ao original e pior mudar o pensamento e atitudes de alguns personagens.

Parando para entender melhor a diferença entre baseado, adaptado ou inspirado, respirei fundo, me desconectei do livro e resolvi assistir novamente. E não, não ajudou muito mas eu consegui saborear melhor o filme e ate mesmo gostar.

SIM OU NÃO?

A pergunta que não quer se calar, dar ou não uma chance a filmes/series adaptados ou baseados? A resposta é simples. Se você conseguir assistir sem esperar que cada virgula do livro aconteça, sim. Caso contrario eu te garanto você vai acabar ficando com raiva até do câmera man. (risos) Isso porque é um saco quando você se apega aos pequenos detalhes, e enquanto assiste, nada do que esta nos livros acontece.

Durante muito tempo eu fiquei nessa, não gosto de tal filme, não curto tão serie, porque não seguiam o que eu já havia lido. Eu sou o tipo de pessoa apegada a personagens sim. Me julguem! rs  Depois de entender  melhor  como algumas obras são gravadas, eu parei de esperar que tudo o que imaginei enquanto lia os livros acontecesse. Afinal cara leitora nem tudo é como queremos que seja ne?

Existem sim algumas obras que ainda não consegui me conformar por serem tão diferentes. Outras eu acabei aceitando melhor, porque no elenco tem um ator/atriz que eu gosto, ou porque eu vi primeiro o filme e depois li o livro. Enfim, não dá pra agradar sempre a todos.

Uma boa dica: Se você conseguir entender a diferença de adaptação ou obras baseadas, você vai acabar conseguindo aceitar melhor a diferença, entre o filme/serie e o original.

Mas e ai, qual filme e serie você acha que é “totalmente fora da caixinha”? Conta pra gente.

 

bjs T/Rodrigues

fonte: https://suarphi.wordpress.com/2015/01/14/filme-baseado-adaptado-ou-inspirado/

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: